Biografia

Doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com investigação subordinada ao tema Música Clássica e Heavy Metal

Investigador colaborador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra

Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Porto, onde trabalhou com os professores Luis Tinoco, Carlos Guedes, Eugénio Amorim, Filipe Vieira, Nuno Côrte-Real e Dimitris Andrikopoulos

Mestre em Ensino de Música, variante Composição, pela Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte, sob orientação de Sara Carvalho com a dissertação: "O Ensino Aprendizagem da Análise Musical Através de Estratégias de Questionamento"

Professor na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra desde 2012, tendo leccionado em diversas escolas de ensino artístico especializado desde 2006

Compositor com partituras editadas pela AVA Musical Editions, MIC.PT (Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa), MPMP (Movimento Patrimonial Pela Música Portuguesa) e Libellus Usualis

Colaborou com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.) no âmbito do projecto "Aprendizagens Essenciais" como especialista na elaboração dos referenciais curriculares da disciplina de Teoria e Análise Musical

Organiza em parceria com a compositora Sara Carvalho e a Interferência o ENCAPE - Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais (2016, 2019, 2023)

Compositor residente no FICA'18 (Festival Internacional de Coros de Aveiro) e no Festival ZêzereArts 2018

Do seu repertório destacam-se obras para coro, música de câmara, orquestra, colaborações em teatro, instalações e arranjos para diversas formações

Colaborou com o Coro Anonymus que se dedica exclusivamente à execução de obras de compositores portugueses contemporâneos

Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Universidade do Minho, desenvolve diversas ações de formação contínua para professores do ensino artístico especializado

Integra a Bolsa de Especialistas da DGArtes para as áreas de Música, Criação e Formação

Colaborou com o Serviço Educativo da Casa da Música entre 2005 e 2006 e foi membro do projeto Digitópia entre 2007 e 2010

Frequentou masterclasses, workshops e cursos de formação com Clarence Barlow, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Bruce Pennycook, Tim Steiner, Sam Mason, Paul Griffiths, Klaus Trumpf, Fernando Flores e Olga Prats

Formação académica

Licenciatura em Composição

Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo

Mestrado em Ensino de Música

Universidade de Aveiro

Doutorando em Estudos Artísticos

Universidade de Coimbra

Principais Obras

- "Alma Penada" (homage a Liszt), para flauta e piano (2023)

- "O Lado Oculto da Lua", para orquestra (2021)

- "Sorrow came and wept", para coro misto e orquestra de cordas (2018)

- "Ex Nihilo: Canor", para o Ensemble MPMP - Fl, Cl, Vl, Vc, Pn (2017)

- "Soneto do amor e da morte", para coro misto, poema de Vasco Graça Moura (2014)

- "O Desassossego", para coro misto, poema de Bernardo Soares (2013)

- "O Silêncio", para coro misto com poema de Eugénio de Andrade (2013)

- "The Broken Note", para trompete solo (2012)


- "Salus, Honor et Virtus", para coro misto, Antifona a São Miguel, Revelação 12:7 (2010)

- "Amnis", para orquestra sinfónica (2010)

- "People Forget Easily", electrónica (2009)

- "Quarteto de cordas nº1", para quarteto de cordas (2009)


- "Elegia", para violoncelo e piano (2006)

- "Quarteto 5.1", para quarteto de clarinetes (2005)

- "Múltiplos", para piano e electrónica (2005)

- "O Despertador", electrónica (2004)

- "Scordabasso", para quarteto de contrabaixos (2004): menção honrosa no concurso de composição 2010 ISB/David Walter Composition Competition (categoria música de câmara) (2004)

ENCAPE

Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais

Este encontro tem como objectivo principal reunir diferentes intervenientes (professores, investigadores e outros interessados) para debater, desenvolver ideias e disseminar investigação do ensino da música nas áreas da Composição e da Análise Musical. Adicionalmente pretende-se transversalidade temática e incentivo ao diálogo entre as diferentes áreas do ensino artístico. Conta já com duas edições: ENCAPE 2016 e ENCAPE 2019. A próxima terá lugar nos dias 11 e 12 de Julho de 2023.